Como trabalhar o Jornal de Ofertas na farmácia
Com certeza, se você não dá a devida importância ao Jornal de Ofertas na farmácia ou drogaria, saiba que está deixando de faturar. Afinal, você está evitando que o cliente veja seu negócio com maior interesse e vantagem!
Depois de tantos anos atuando no setor, com pequenas e grandes farmácias, nós da Desenvolva Consultoria não temos dúvidas sobre a importância do jornal de ofertas. Sobretudo, o tabloide auxilia no aumento das vendas, traz mais clientes para a farmácia, gera compras espontâneas e cria imagem de preço para o negócio.
Então, continue conosco ao longo desse conteúdo, para ver dicas importantes de como trabalhar o jornal de ofertas na farmácia. Vamos lá!
Como montar um jornal de ofertas que funciona?
1) Tenha preços realmente competitivos
Em primeiro lugar, o jornal de ofertas precisa ter preços competitivos. Caso contrário, é um desserviço. Principalmente porque o cliente faz comparações com os concorrentes, para embasar sua escolha do estabelecimento onde irá realizar as compras.
Algumas dicas para ter preços competitivos no jornal de ofertas da farmácia:
- Negocie preços com os fornecedores;
- Repasse vantagens aos clientes;
- Faça contas: mesmo que você perca na margem em alguns produtos, será compensado por outras vantagens que o jornal de ofertas trará.
2) Escolha produtos atraentes
De fato, a escolha dos produtos para o jornal da farmácia deve ser criteriosa, e não realizada aleatoriamente. Afinal, as marcas servem para atrair os clientes para a farmácia. Assim, tenha em mente que marcas desconhecidas, mesmo que tenham preço atraente, não têm a capacidade de trazer clientes para a loja.
Algumas dicas para ter produtos atraentes no jornal de ofertas da farmácia:
- Dê preferência para as marcas líderes de vendas;
- Sempre utilize o critério de sazonalidade ao seu favor;
- Faça uma análise dos produtos divulgados na mídia e que estão em destaque;
- Observe o que seu concorrente está anunciando;
- Leia as revistas e portais populares que anunciam produtos de Higiene e Beleza.
3) Analise o perfil de seus clientes
Antes de mais nada, é importante saber quem é seu cliente, para poder oferecer o que ele realmente quer. Então, é essencial conhecer o bairro do entorno, as condições de necessidade dos clientes, bem como os produtos preferidos por eles.
Algumas dicas para ter analisar o perfil dos clientes na farmácia:
- Faça uma análise da curva ABC e saiba onde deve explorar;
- Analise os produtos que estão na “boca do povo”;
- Otimize produtos para seu cliente conforme faixa etária de sua região. Por exemplo: universitários, idosos, descendentes afro, etc.
4) Cuide bem da capa do Jornal de Ofertas
A saber, a capa do jornal de ofertas representa de 30 a 40% do faturamento do material. Portanto, anuncie suas melhores ofertas nesse espaço.
Aliás, lembre-se de que muitos clientes só olham a capa do jornal. Então, é um momento decisivo: se a capa tiver produtos atraentes, o cliente se interessará por ler todo o restante. Caso contrário, não prosseguirá com a leitura do material.
Algumas dicas para não errar na capa do jornal de ofertas:
- Procure utilizar markup mais baixo para produtos da capa;
- Utilize apenas produtos líderes em vendas;
- Não negocie este espaço com fornecedores.
5) Preste atenção à qualidade gráfica
Sem dúvida, a qualidade do jornal de ofertas traduz a qualidade de sua farmácia. Afinal, pense que muitas vezes o cliente nunca foi até a sua loja, mas se interessará se a qualidade do jornal for excelente.
Então, invista em um jornal bonito, com layout agradável e material adequado. Com certeza, se for para fazer algo de baixa qualidade, é melhor não fazer.
Algumas dicas para não errar na qualidade gráfica do jornal de ofertas:
- O material precisa ser visualmente atraente e todos os elementos gráficos devem conter uma harmonia;
- Os valores dos produtos devem estar bem visíveis;
- Evite colocar muitas ofertas, confundindo o cliente;
- Caso necessário, contrate uma agência para ajudar na confecção deste material. Inclusive, aqui na Desenvolva oferecemos uma Mentoria de Marketing, fornecendo todas as artes prontas. Assim a farmácia consegue desenvolver os materiais, sem depender de agência!
6) Prefira trabalhar com jornais temáticos: eles têm mais resultado!
Além de preferir marcas líderes, ter preços competitivos e prezar pela qualidade do material, é preciso atenção ao calendário promocional. Ou seja, é fundamental lembrar dos temas nas datas comemorativas.
Para que isso seja efetivo, o ideal é ter um Plano de Marketing na farmácia. Isto é, ter um planejamento de quais datas serão trabalhadas ao longo do ano e do que deve ser feito diariamente para que a ação aconteça.
Algumas dicas para trabalhar as datas comemorativas no jornal de ofertas:
- Faça um cronograma do Jornal com as datas comemorativas para o varejo;
- Anuncie produtos de acordo com esses temas;
- Pense no visual do jornal de acordo com cada tema escolhido. Por exemplo, rosa para o dia da mulher; colorido para o dia das crianças, etc.
7) Vá além do óbvio: torne o jornal de ofertas um objeto de desejo
Aqui é preciso pensar “fora da caixa” e considerar que o jornal não precisa só conter fotos de produtos e preços. Também é possível agregar outros conteúdos que tornem seu jornal atraente.
Algumas dicas de conteúdos para turbinar seu jornal de ofertas:
- Receitas;
- Dicas de saúde e beleza;
- Piadas;
- Palavras cruzadas.
8) Distribuição do Jornal
Quanto mais direta for a distribuição do Jornal de Ofertas, mais eficaz será. Dessa forma, evita-se desperdícios e falta de foco.
Portanto, a distribuição será mais efetiva se for realizada no foco de influência de sua farmácia, na área de influência primária.
Por que distribuir o jornal de ofertas na área de influência primária:
- Ela é responsável por 60 a 80% das vendas da sua loja;
- De 10 pessoas que compram em sua loja, 7 moram na região do entorno;
- É já que estão as pessoas que trabalham ou circulam diariamente próximo à sua loja.
Quais são os meios de distribuição do jornal de ofertas?
- Propaganda em painéis e mobiliário urbano, muros, placas de esquina, lixeiras, bancos de praça, carro de som, panfletagem;
- Distribuição nos principais semáforos desta região;
- Entrega casa-a-casa através de promotora uniformizada;
- Panfletagem na entrada e saída de funcionários das empresas localizadas na região;
- Entrega dentro de empresas, deixando os jornais na mesa dos funcionários;
- Nas entregas do delivery, anexado à encomenda;
- Encarte dentro dos jornais da cidade (caso tenha recursos, mais de uma loja na cidade e se todas as opções acima já estiverem cumpridas);
- Divulgação em anexo a materiais de benefícios de convênio.
Prepare a equipe da farmácia para aumentar os resultados do jornal de ofertas
Aqui é importante fazer com que todos os profissionais envolvidos no atendimento conheçam o que está sendo ofertado. Assim, poderão informar os clientes das vantagens e oferecer os produtos certos. Dessa forma, aumenta-se o ticket médio através da venda agregada e da compra por impulso.
Por exemplo, o cliente escolheu um determinado xampu: o atendente pode oferecer o condicionador da linha que está em oferta. Ou, se o cliente está levando uma lâmina de barbear, oferecer uma espuma que também está em promoção. E assim por diante.
Cuide do estoque da farmácia
- Sempre possua todos os produtos anunciados no jornal de ofertas;
- Caso o produto tenha uma aceitação muito grande, trabalhe corretamente a reposição;
- Se mesmo assim ocorrerem algumas faltas, anote o pedido e o endereço do cliente e mande entregar em sua casa quando o produto chegar.
Preste atenção à precificação
- Trabalhe a precificação temporária de bens em níveis mais baixos que os normais, para facilitar um esforço especial de promoção;
- Utilize cartazes e materiais dentro da loja, que lembrem os clientes das ofertas anunciadas no jornal.
Siga em busca de resultados reais com o jornal de ofertas!
Agora que você já sabe como o jornal de ofertas pode aumentar as vendas na farmácia, chegou o momento de colocar a “mão na massa”! Então, utilize essas dicas para montar um “check-list” na hora de elaborar o seu material, prepare sua equipe, cuide do estoque e maximize os seus resultados!
Aqui na Desenvolva Consultoria atuamos há mais de 12 anos ajudando pequenas e médias farmácias e drogarias por todo o Brasil. Por isso, resolvemos reunir em uma Mentoria de Marketing todos os conhecimentos que os gestores de farmácia precisam para implementar um plano de Marketing na empresa. Desde o planejamento, até a implementação das ações, sem depender de agência. Então, caso queira saber mais sobre a Mentoria de Marketing, é só clicar aqui. Até a próxima!
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