Flexibilidade na escolha dos mobiliários
Os mobiliários de uma farmácia são o detalhe fino e o requinte que se confere à farmácia e aos produtos que neles serão expostos. Por isso, é de grande responsabilidade a escolha dos mesmos.
Existem hoje no mercado diversos tipos de mobiliários para diversos públicos, porém, na hora da escolha, compra e montagem, alguns erros podem acontecer:
- Não planejamento do espaço físico e consequentemente a compra de mobiliários inadequados;
- Mobiliários que não atingem o perfil de cliente daquela farmácia;
- Mobiliários que não comportam a alocação das categorias mais importantes dentro da farmácia;
- Mobiliários engessados que não permitem que você aloque os produtos da forma correta;
- Mobiliários que não seguem uma sequência lógica na “layoutização”.
Sendo assim, separamos algumas dicas neste artigo para que você faça a melhor escolha de mobiliários seguindo o espaço físico disponível para isso:
- Jamais compre mobiliários que não sejam “flexíveis”, ou seja, que não permitam que você tenha a maleabilidade de ajustar altura das bandejas (caso seja necessário) nas gôndolas e que tenha braços para gancheiras que se encaixem em qualquer mobiliário que você tenha na farmácia, afinal, os produtos e suas embalagens estão constantemente mudando de formato, altura e largura e temos que ter essa flexibilidade nos nossos mobiliários para se adequar a estas mudanças;
- Escolha gôndolas que possuam preferencialmente 2 módulos – isso favorecerá que você aloque os grupos de categorias de forma mais correta;
- Procure colocar cestões promocionais na área de vendas da sua loja – indiferente do perfil de cliente – este tipo de mobiliário se faz necessário quando montamos farmácias do tipo max ou popular;
- Invista na colocação de “gôndolas de paredes personalizadas” para alocar maquiagens, dermos, esmaltes, mips coloridos, fraldas e leites – você conseguirá uma setorização plena quando opta por este tipo de mobiliário;
- Se atente às cores usadas nos mobiliários da sua farmácia: cores vermelhas e amarelas são usadas em lojas de padrão popular, com intuito de ressaltar o baixo preço/promoções; já tons de preto/pink são indicados para mobiliários como maquiagens, esmaltes e fitness; cores em tons pastéis são indicadas para lojas perfil conceito (lojas de shopping e aeroportos);
- Filas inteligentes são uma boa pedida para demonstrar que sua loja possui produtos em promoções, packs promocionais e produtos de compra por impulso;
- A iluminação no mobiliário é ideal em módulos de vitrines para ressaltar a comunicação visual de cada categoria, como por exemplo: democosméticos, perfumes, importados, testeiras, pontas de gôndolas, etc…
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!