Mobiliários x setorização
Quando o assunto na farmácia mistura mobiliários e setorização, essa combinação é algo que deve ser realizada com critérios e muita análise no momento em que se fará a definição na área de vendas. É muito comum que nesta fase vários erros aconteçam, como:
- mobiliários que não estão sincronizados com as categorias que ali ficarão alocadas;
- mobiliários que não “contam uma história” para nosso cliente;
- mobiliários que fazem parte de uma determinada categoria, montados em um local próximo a uma categoria que “não se conversa”. Exemplo: preservativos do lado de mips, ou ainda, dermos do lado da categoria infantil;
Pensando nisso, separamos neste artigo algumas dicas para que você crie uma sinergia entre o mobiliário desejado e a setorização adequada do mesmo na área de vendas da sua farmácia:
- módulos femininos, como maquiagens, esmaltes e dermocosméticos devem ficar sequenciados (um ao lado do outro), preferencialmente no corredor onde se alocarão os módulos de parede para as categorias capilares e colorações;
- módulos de paredes para alocar mips (os famosos paredões coloridos de mips): deverão preferencialmente, iniciar a seção ou o corredor infantil – estudos demonstram que mips próximos a seção infantil impulsionam os clientes a compras agregadas. Exemplo: mãe vai buscar um medicamento mip para dor e febre do filho e vê a fralda que ele usa na promoção e aproveita para comprar também;
- gôndolas centrais: deverão alocar as categorias quentes da farmácia, como: desodorantes, higiene oral, masculino, absorventes, higiene pessoal, hidratação, entre outras;
- módulos de paredes e vitrines: deverão preferencialmente alocar as categorias capilares, colorações, infantil, mips, dermocosméticos, maquiagens e esmaltes – essas categorias chamam a atenção do nosso cliente quando expostas em paredes;
- cestões promocionais e tablados: preferencialmente, deverão estar alocados nas entradas da farmácia ou também, nos corredores centrais. Vão alocar os produtos promocionais da sua farmácia, assim como produtos anunciados em tabloides/ jornais de ofertas;
- gôndolas com módulos centrais para alocação das categorias masculino e desodorantes – são duas categorias que se conversam entre si e geram vendas agregadas quando preferencialmente as colocamos próximas umas das outras;
- evite: alocar nos módulos de paredes categorias que visivelmente não tornam o mobiliário atrativo, como por exemplo: absorventes, cargas e preservativos, acessórios pequenos, entre outros;
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