A importância do treinamento para sua empresa.
São pessoas que compram que vendem que conversam que sorriem e que entendem o cliente. São pessoas que se relacionam com outras para trazer o lucro para esta ou para aquela empresa. Nesta linha de raciocínio, capacitar a equipe para servir o cliente resulta em aumento de lucros.
“Já desenvolvi na minha empresa alguns treinamentos e nada muda”. Sabemos que muitos dos que não enxergam a capacitação de pessoas como um método de diferenciação para o Ponto de Venda utiliza destes comentários para provar sua crença. Algumas destas observações são utilizadas para justificar a não crença da importância dos treinamentos para a empresa. No passado, não treinar era inteiramente compreendido, pois o foco não estava no cliente, mas no produto (quando qualidade era o diferencial, não existindo commodities) ou o foco era financeiro (inflação). Nesta época não muito longe, a concorrência não exercia pressão e as diferenças para o cliente eram mínimas.
Hoje, o foco está nas pessoas e o treinamento serve para que estes despertem o seu melhor e mobilize para trazer o desenvolvimento da empresa.
Cada investimento realizado no Capital Humano da empresa, e o treinamento é um deles, acrescenta valorização para o funcionário e o mesmo responde com paixão pelo que ele faz. Isso é o que um crescente número de pesquisas tem apontado, ou seja, uma cultura organizacional que inspira paixão resulta em um melhor serviço ao cliente, mais lucro e maior valor para os sócios. O Instituto Gallup realizou uma pesquisa no ano de 2006 no Brasil que apontou que a parcela de profissionais “engajados” é representada por aqueles que trabalham com paixão e têm sentimento de conexão com a empresa. São produtivos, leais, impulsionam a inovação e movem a organização através de críticas construtivas e níveis consistentes de alto desempenho.
A conclusão é que as mudanças estão ocorrendo e existe a necessidade de criar uma política de Gestão Humana dentro das empresas pequenas e médias. Isso não é para as grandes apenas, pois as grandes empresas já fizeram o mesmo para crescerem e continuam fazendo para crescer ainda mais.
A Desenvolva separou 10 tópicos explicativos sobre nossa sugestão de treinamento, como funciona e resultados comprovados de sucesso!
1. Fatores de Sucesso para sua Farmácia
Foco: Este Treinamento já foi reproduzido mais de 15 vezes. Fruto do trabalho e experiência de nossos consultores, esta palestra tem como objetivo apresentar a os participantes 4 fatores de sucesso que diferenciam a mesma dos demais concorrentes, preparando e posicionando para obter sucesso: Gestão Financeira, Gestão de MKT, Gestão de Pessoas e Gestão da Informação.
Objetivo: Apontar para a empresa de uma forma simples quais são os aspectos importantes que toda a empresa preparada para o sucesso precisa possuir. Seu objetivo vem atender principalmente as farmácias de pequeno e médio porte que necessitam se atualizar para vencer a concorrência.
Principais Tópicos:
- Cenário do varejo farmacêutico atual;
- Principais mudanças ocorridas
- Gestão Financeira e sua importância
- Características das empresas que vencem
- Como Fazer uma gestão de MKT
- O que é MKT e como implantar para alavancar Resultados
- Passos para possuir uma equipe de resultados para minha farmácia;
Resultados comprovados que foram alcançados
- Sensibilização e tomada de consciência quanto à importância do resolver as questões
- Conhecimento para tomada de decisão quanto às necessidades do cliente
- Sensibilização quanto à enorme concorrência
- Idéias para serem aplicadas
- Impacto e motivação quanto à atitude em solucionar e preparar a empresa para o sucesso
2. Marketing de Relacionamento – Estratégias para fugir do desconto
Foco da Palestra: O cliente de uma farmácia é um cliente que precisa mais do que produtos (medicamentos) e serviços. Esta palestra vem apresentar os principais diferenciais para que uma empresa vença.
Objetivo: Levar a empresa a entender e a compreender o valor de ferramentas de MKT de relacionamento na para conquistar, manter e fidelizar clientes. Dará suporte para que as empresas cresçam de uma forma sustentável, fugindo de práticas concorrenciais firmadas apenas em preço e desconto.
Principais Tópicos:
- A importância do MKT de relacionamento
- Gestão em Vendas/Atendimento
- Como faço para vender o mesmo produto e cobrar mais caro por ele
- Estratégias utilizadas por farmácias para crescimento
- Atendimento a cliente como ferramenta estratégica
- Como fugir da guerra de preço
Resultados comprovados que foram alcançados
- Gerar nos participantes o conhecimento e a aplicabilidade de conceitos simples, mas que fazem a diferença
- Conhecer para aplicar ferramentas de MKT para aplicar em sua farmácia
- Entender o papel das pessoas na fidelização de cliente
3. Como formar, treinar e Liderar Equipe de Resultados na Farmácia
Foco: Esta palestra é direcionada para proprietários, gerentes e líderes da Farmácia que acreditam que o sucesso de uma empresa está nas pessoas. Através de técnicas e experiências de recrutadores, Líderes de empresas do varejo, os participantes poderão aplicar o que existe de melhor para se ter o melhor em resultado.
Objetivo: Capacitar os participantes em Contratação de profissionais, Treinamento e Desenvolvimento de equipes e Liderança.
Principais Tópicos:
- Como Formar
- Como contratar
- Dicas de entrevistas
- Como encontrar excelentes profissionais
- Definindo o perfil dos funcionários
- O profissional certo para a empresa certa
Como Treinar
- A importância das reuniões
- Treinamento sem custo na empresa
- Resolvendo o problema de quem não quer treinar
- Porque devo investir em Capacitação de pessoas
Como Liderar
- Como motivar meus funcionários sem usar aumento de salário
- O que é motivação
- Como fazer para que a motivação permaneça
- Como proteger sua equipe
- Evitando perigos dentro da equipe
- Segredos da Liderança
Resultados comprovados que foram alcançados
- Transformar um grupo de pessoas em Equipe de resultado;
4. Como possuir um excelente Atendimento a clientes na Farmácia
Foco: Este treinamento é direcionado para todos da equipe de uma farmácia. Ela tem como diferencial sua linguagem simples e aplicada a farmácia. Os treinadores possuem experiência de balcão e com um formato motivador, proporciona aos participantes não só a importância do atendimento a cliente, mas também convence da responsabilidade individual na excelência deste atendimento.
Objetivo: Apresentar não só a importância do atendimento a clientes na Farmácia, mas formas de causar uma boa impressão ao cliente. Ensina os participantes a pensarem e não apenas copiarem os modelos já existentes.
Principais Tópicos:
- Principais mudanças na Farmácia
- Porque a farmácia precisa do atendimento?
- Como convencer a todos desta importância?
- Porque ainda não atendemos nosso cliente de uma forma excelente?
- Quebra de paradigmas em Atendimento
- Quanto um custa um cliente mal atendido?
- Quanto custa um cliente bem atendido?
- Fatores que influenciam no atendimento
- Momentos da Verdade
- Tipos de clientes e como tratá-los na Farmácia
Resultados comprovados que foram alcançados
- Sensibilização e tomada de consciência quanto à importância do cliente
- Comprometimento de todos quanto a excelência do atendimento
- Conhecimento para tomada de decisão quanto às necessidades do cliente
- Sensibilização quanto à enorme concorrência
- Idéias para serem aplicadas
- Impacto e motivação quanto à atitude em solucionar e preparar a empresa para o sucesso
5. Comunicação e Vendas na Farmácia
Foco: Este Treinamento faz parte do programa de competências essenciais do Profissional do Futuro. Entender de comunicação é realizar vendas com fidelidade, é entender a necessidade do cliente e customizar o atendimento. Vivemos em um mundo que o cliente mais compra do que alguém vende.
Objetivo: Capacitar a todos na farmácia, principalmente os atendentes a respeito das técnicas de Comunicação Eficaz dentro da Farmácia. Aumentar as vendas, fidelizar o cliente, passar uma percepção ideal ao cliente são alguns dos objetivos
Principais Tópicos:
- Comunicação
- O que fazer e o que não fazer na farmácia
- Como posso aumentar meu MKT pessoal
- O que o cliente gosta e o que não gosta
- Linguagem Verbal e não Verbal
- Entendendo a importância do atendimento a Cliente e da comunicação;
Resultados comprovados que foram alcançados
- Senso de importância a todos os detalhes do atendimento dentro da loja
- O participante fica vigilante quanto à comunicação não verbal que produz;
- O Resultado é uma equipe consciente de sua importância dentro da loja;
6. As Competências essenciais do Profissional que permanece no mercado
Foco: Este treinamento é ideal para a equipe de funcionários de uma farmácia. Ela traz um norteador para aqueles que querem crescer na profissão. Para funcionários, identifica seu papel dentro da equipe
Objetivo: Auxilia na resolução de problemas e exemplifica as principais características que o profissional de sucesso deve possuir
Principais Tópicos:
- Conhecimento
- Habilidade para aprender
- Habilidade para Tecnologia
- Auto-estima
- Autoconfiança
- Trabalho em equipe
- Comunicação
- Pensamento Sistêmico
- Solução Criativa de Problemas
Resultados comprovados que foram alcançados
- O participante entende e conhece as principais características de profissionais que tem se destacado no mercado
7. Técnicas de Vendas na Farmácia – Realizando Vendas agregadas
Foco: Aumentar a lucratividade na farmácia é uma grande necessidade. Para isso, necessitamos a partir do entendimento de nosso cliente, seus anseios e necessidades contribuir para que seja auxiliado e com isso possa comprar.
Objetivo: Aumentar as vendas agregadas dentro da farmácia
Principais Tópicos:
- O que todo vendedor de Sucesso Possuir
- CHA – Conhecimento/Habilidade e Atitude de todo profissional de Vendas
- Principais Mitos em Vendas
- 7 Passos da Venda
- Como lidar com as principais objeções
- Praticando a Venda consultiva
Resultados comprovados que foram alcançados
- Apresentar conceitos e técnicas de Vendas. Com isso, os resultados são uma maior motivação dos funcionários e um aumento das vendas.
8. Liderar equipes de Desempenho na Farmácia
Foco: Liderar e Gerenciar são de suma importância para o crescimento de uma farmácia. Para isso faz-se necessário o Treinamento para esta função tão importante.
Objetivo: Capacitar os Líderes em sua responsabilidade. Apresentar e discutir os principais conceitos de Liderança e Gerenciamento e aplicá-los a uma farmácia
Principais Tópicos:
- A missão do Líder
- Liderança pode ser desenvolvida
- Desenvolvendo pessoas
- Como avaliar o desempenho da equipe e dos profissionais
- Diferença de Líder e Gerente
- Conquistando mais como Líder
- Liderança de Pessoas + Gestão de Negócios;
- Como Tratar os funcionários
- O Papel do funcionário no varejo
- Contratação no Varejo
- Excelência em Comunicação para Liderança
- Competências do Líder e do Gerente
- Definindo os cargos
- Passos para aumentar os resultados por meio da Liderança
- Mitos sobre os gerentes e Liderança
Resultados comprovados que foram alcançados
- A equipe tem o mesmo perfil do Líder. Se o líder cresce a equipe cresce. O Resultado após esta palestra é uma equipe mais comprometida, que sabe que existe alguém para desenvolvê-la. Após a aplicação da palestra, a farmácia ganha mais resultado, o clima entre as pessoas é melhor, o Grupo fica mais alinhado.
9. Trabalhando em equipes na Farmácia
Foco: Ninguém faz nada sozinho. Precisamos sempre de pessoas que nos completem e auxiliem. Poder entender e gerar entendimento com as pessoas e o mundo à nossa volta, bem como reconhecer o valor de cada um, torna-se fundamental para nossas realizações.
Objetivos: Desenvolver equipes de alta performance dentro das farmácias – este é o objetivo.
Principais tópicos:
- Desenvolver conceitos de união e responsabilidades;
- Teoria e prática do pensamento sistêmico;
- Como compreender melhor a si mesmo e aos outros.
- O cliente e a equipe
- Porque trabalhar em equipe
- Papel do farmacêutico/atendente/ entregador/ caixa/comprador/ Perfumista dentro da farmácia
- Dificuldades de se trabalhar em equipe
- Os principais problemas e como resolvê-los
- Inteligência emocional
- As competências essenciais para se ter sucesso
Metodologia: O evento será conduzido com respaldo no modelo andragógico, em que o processo de aprendizagem estará centrado na exploração do repertório de experiências de todos os participantes. O próprio grupo construirá o conteúdo a partir de sessões de brainstorming, dinâmicas, trocas de experiências profissionais e debates. Os integrantes da equipe terão a oportunidade de vivenciar situações-problema, estudo de casos, etc., que se aproximem daqueles tratados no dia a dia de trabalho. O uso de dinâmicas de grupo também estará presentes na condução do aprendizado.
10. Farmacologia e Vendas
Foco: Dentro de uma farmácia, os conhecimentos técnicos têm sido diferenciais na orientação e nas vendas consultivas. Quem vende mais é porque conhece mais do produto, do cliente e de seu tratamento
Objetivos: Consolidar a convicção do caráter social e humano da profissão, através de ações relacionadas com o paciente e dirigidas à sua saúde, garantindo a eficácia, segurança e o uso racional dos medicamentos.
Principais tópicos:
- Entendendo a criação de um medicamento: desde o desenvolvimento à comercialização;
- Sistema de Farmacovigilância no Brasil e o papel da farmácia;
- Cálculos usuais, formas farmacêuticas e vias de administração de medicamentos;
- Etapas do medicamento no organismo: da administração ao efeito;
- Legislação: Genéricos, Psicotrópicos e RDCs importantes para uma farmácia;
- A Atenção Farmacêutica como prática de fidelização de clientes.
- Principais Formas Farmacêuticas e Vias de Administração
Resultados comprovados que foram alcançados
- Quem vende mais é porque conhece mais do produto, do cliente e de seu tratamento.
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