Quem é o cliente da farmácia? Dicas para atender com excelência
Embora o cliente da farmácia seja comum a qualquer varejo, por se tratar do mesmo indivíduo, seus anseios são diferentes. Sobretudo porque ele busca mais que produtos ou serviços, mas também confiança, apoio, saúde e cura.
Assim, a farmácia não existe apenas para repassar medicamentos aos clientes. Por sua vez, o cliente não é nada além de um ser humano que precisa de um serviço e/ou um produto que a farmácia dispõe, e está disposto a pagar por isso.
Portanto, balconistas e atendentes que entendem essa diferença acabam se diferenciando e conseguindo mais clientes. Afinal, nesse cenário, o foco não é o produto, pois se isso acontecer a satisfação do cliente não será grande e o relacionamento com ele não será duradouro. Pelo contrário, o foco deve ser o cliente e suas necessidades. Só assim haverá a satisfação real e a fidelidade acontecerá.
O que o cliente da Farmácia busca?
Em primeiro lugar, o cliente busca a resolução das coisas. Por isso, ele quer encontrar apoio e auxílio em sua compra. Para isso, a segurança tanto no produto como no atendente é fundamental.
De acordo com uma pesquisa sobre o comportamento do consumidor em farmácias e Drogarias, realizado através do POPAI Brasil – The Global Association for Marketing at Retail, os clientes buscam o prazer na compra e a interação com o Ponto de Venda (PDV). Isto é, eles não compram apenas pelo produto, mas por uma série de fatores. Por exemplo:
- Atendimento, Conveniência,
- Layout e exposição de produtos,
- Preço e Desconto,
- Localização da Loja,
- Segurança.
Os diferentes perfis do cliente da farmácia
Para um atendimento de qualidade na farmácia, é imprescindível que a equipe conheça os diversos “perfis” de clientes. Dessa forma, será possível identificar rapidamente e saber como lidar com ele da maneira mais adequada.
Cliente preocupado com preço
Sem dúvida, esse cliente dará indícios logo no início da conversa que o valor é fator determinante para a compra. Assim, abrir um parêntese para explicar as diversas formas de pagamento e possíveis parcelamentos vai deixá-lo mais calmo para ouvir as orientações do produto ou serviço que ele busca.
No entanto, a explicação deve ser bem clara e objetiva. Além disso, em hipótese alguma o cliente deve confundir as opções de pagamento e crédito como algo sendo direcionado pelas possíveis condições financeiras dele. Pelo contrário, deve entender que são facilidades ofertadas pela empresa para todos os clientes. Então, fique atento, pois é bem comum que o cliente se ofenda caso não explique corretamente.
Cliente apressado
Geralmente é desconfiado e precisa ser tratado com cortesia e rapidez. Aqui, as orientações devem ser bem claras e seguras.
Cliente tímido
Em geral esse tipo de cliente fica andando pela loja até ser abordado. Logo, é necessário que o funcionário vá até ele o quanto antes. Outro detalhe importante é que esse cliente geralmente possui um tom de voz muito baixo e é bastante discreto. Portanto, o profissional farmacêutico também precisa agir com discrição e ser atencioso, mas nunca invasivo.
Cliente agressivo
A saber, esse cliente gosta de exclusividade. Além disso, é comum que discuta por qualquer coisa. Por isso, ser paciente e colocar a equipe à disposição dele geralmente quebra a barreira da agressividade. Assim, a melhor forma de atendê-lo é evitar interrompê-lo e não dar a entender que ele esteja nervoso.
Cliente detalhista
Normalmente esse cliente não tem pressa e precisa de detalhes sobre o produto ou serviço. Portanto, para esse tipo de cliente é preciso que o funcionário seja objetivo, seguro, atencioso e claro nas explicações.
Cliente bem-humorado
De fato, esse cliente é bem comum. Geralmente constrange o atendente, com piadas muitas vezes de duplo sentido. Então, é importante que o funcionário não dê importância às piadinhas, mas ao mesmo tempo não aja com arrogância e falta de paciência.
Cliente sabe-tudo
Em geral, esse cliente entra na loja após algumas consultas na internet. Consequentemente, exige explicações bastante seguras do profissional que se dispuser a atendê-lo. Então, prepare-se: a chance desse cliente questionar, ainda que sem muitos critérios, é grande.
Passo a passo para atender o cliente da farmácia com excelência
1. Abordagem do cliente da farmácia
A abordagem é o primeiro contato entre o profissional farmacêutico e o cliente. Portanto o funcionário deve passar de imediato: simpatia, atenção e estabelecer uma relação de confiança, sem ser invasivo. Além disso, outros cuidados devem ser tomados, como:
– Facilidade na identificação
Primeiramente, o cliente precisa identificar facilmente quem o está abordando. Ou seja, saber de cara se é o farmacêutico, balconista, atendente, gerente ou outro funcionário.
Caso contrário, se ele começa a falar, e só depois que descrever todos os sintomas for direcionado para o farmacêutico para orientá-lo, provavelmente ficará muito bravo. Afinal, “perdeu tempo” e terá de repetir toda a história.
Aqui, condutas muito simples impedem esse tipo de situação. Por exemplo, o uso de crachá contendo função e nome de cada funcionário. Outra solução é ter uniformes diferentes para tipo de funcionário.
– A abordagem deve ser espontânea
Caso a empresa tenha uma frase padrão para recepcionar o cliente, ela precisa ser dita de forma muito natural. Isto é, sem parecer “mecanizado”.
– Atenção ao que o cliente está dizendo
Antes de mais nada, independente da função, o funcionário precisa saber ser um ouvinte atento. Quanto mais o cliente puder expor o que precisa, melhor será o entendimento para direciona-lo ao produto ou serviço corretamente.
2. Diagnóstico das necessidades do cliente da farmácia
Aqui a ideia não é, em hipótese alguma, fazer um diagnóstico de uma possível patologia do cliente. Mas sim a detecção das necessidades dele.
Com certeza, se a abordagem for bem-feita, ficará fácil entender o que o cliente precisa. Ainda mais quando ele busca por alguma orientação e não apenas um produto específico.
Assim, na fase de “diagnóstico”, o farmacêutico precisa identificar:
– Perceber problemas específicos
Com efeito, é importante perceber quando o cliente menciona experiências negativas ou rejeições clínicas por determinados produtos. Afinal, isso é de extrema importância para que o funcionário não sugira produtos similares.
– Conhecer bem os produtos ou serviços
Sem dúvida, vem a importância de conhecer todo o mix de serviços e produtos da loja. Bem como as categorias e subcategorias disponíveis.
– Respeitar a preferência por Marcas
Além disso, é importante perguntar para o cliente se ele tem preferência por alguma marca. Assim, quando o funcionário for, finalmente, sugerir os produtos, já terá feito uma triagem das marcas prediletas do cliente.
Sobretudo esse tipo de identificação é muito importante nas categorias de higiene e beleza.
– Reformular Pedidos
Quando o cliente terminar de dizer o que precisa, é de bom tom que o funcionário reformule o que foi dito. Dessa forma não haverá dúvidas sobre as reais necessidades do cliente, resumindo o contexto da conversa.
Sua equipe conhece esses tipos de clientes da farmácia?
O atendimento aos clientes na farmácia é sem dúvida muito desafiador. No entanto, atender com excelência pode se tornar um grande diferencial competitivo do seu negócio.
Portanto, converse com a sua equipe sobre os diferentes tipos de clientes! Com certeza essa informações vão prepará-los para atender melhor os diferentes perfis da forma mais adequada para gerar clientes satisfeitos e fiéis.
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