como trabalhar com jornais de ofertas na farmácia

Como trabalhar o Jornal de Ofertas na farmácia

Com certeza, se você não dá a devida importância ao Jornal de Ofertas na farmácia ou drogaria, saiba que está deixando de faturar. Afinal, você está evitando que o cliente veja seu negócio com maior interesse e vantagem!

Depois de tantos anos atuando no setor, com pequenas e grandes farmácias, nós da Desenvolva Consultoria não temos dúvidas sobre a importância do jornal de ofertas. Sobretudo, o tabloide auxilia no aumento das vendas, traz mais clientes para a farmácia,  gera compras espontâneas e cria imagem de preço para o negócio.

Então, continue conosco ao longo desse conteúdo, para ver dicas importantes de como trabalhar o jornal de ofertas na farmácia. Vamos lá!

 

 

Como montar um jornal de ofertas que funciona?

 

1) Tenha preços realmente competitivos

Em primeiro lugar, o jornal de ofertas precisa ter preços competitivos. Caso contrário, é um desserviço. Principalmente porque o cliente faz comparações com os concorrentes, para embasar sua escolha do estabelecimento onde irá realizar as compras.

Algumas dicas para ter preços competitivos no jornal de ofertas da farmácia:

  • Negocie preços com os fornecedores;
  • Repasse vantagens aos clientes;
  • Faça contas: mesmo que você perca na margem em alguns produtos, será compensado por outras vantagens que o jornal de ofertas trará.

 

jornal de ofertas na farmácia

 

2) Escolha produtos atraentes 

De fato, a escolha dos produtos para o jornal da farmácia deve ser criteriosa, e não realizada aleatoriamente. Afinal, as marcas servem para atrair os clientes para a farmácia. Assim, tenha em mente que marcas desconhecidas, mesmo que tenham preço atraente, não têm a capacidade de trazer clientes para a loja.

 

Algumas dicas para ter produtos atraentes no jornal de ofertas da farmácia:

  • Dê preferência para as marcas líderes de vendas;
  • Sempre utilize o critério de sazonalidade ao seu favor;
  • Faça uma análise dos produtos divulgados na mídia e que estão em destaque;
  • Observe o que seu concorrente está anunciando;
  • Leia as revistas e portais populares que anunciam produtos de Higiene e Beleza.

 

3) Analise o perfil de seus clientes

Antes de mais nada, é importante saber quem é seu cliente, para poder oferecer o que ele realmente quer. Então, é essencial conhecer o bairro do entorno, as condições de necessidade dos clientes, bem como os produtos preferidos por eles. 

Algumas dicas para ter analisar o perfil dos clientes na farmácia:

  • Faça uma análise da curva ABC e saiba onde deve explorar;
  • Analise os produtos que estão na “boca do povo”;
  • Otimize produtos para seu cliente conforme faixa etária de sua região. Por exemplo: universitários, idosos, descendentes afro, etc.


4) Cuide bem da capa do Jornal de Ofertas

A saber, a capa do jornal de ofertas representa de 30 a 40% do faturamento do material. Portanto, anuncie suas melhores ofertas nesse espaço. 

Aliás, lembre-se de que muitos clientes só olham a capa do jornal. Então, é um momento decisivo: se a capa tiver produtos atraentes, o cliente se interessará por ler todo o restante. Caso contrário, não prosseguirá com a leitura do material.

Algumas dicas para não errar na capa do jornal de ofertas:

  • Procure utilizar markup mais baixo para produtos da capa;
  • Utilize apenas produtos líderes em vendas;
  • Não negocie este espaço com fornecedores.

 

layout jornal de ofertas

 

5) Preste atenção à qualidade gráfica

Sem dúvida, a qualidade do jornal de ofertas traduz a qualidade de sua farmácia. Afinal, pense que muitas vezes o cliente nunca foi até a sua loja, mas se interessará se a qualidade do jornal for excelente. 

Então, invista em um jornal bonito, com layout agradável e material adequado. Com certeza, se for para fazer algo de baixa qualidade, é melhor não fazer.

Algumas dicas para não errar na qualidade gráfica do jornal de ofertas:

  • O material precisa ser visualmente atraente e todos os elementos gráficos devem conter uma harmonia;
  • Os valores dos produtos devem estar bem visíveis;
  • Evite colocar muitas ofertas, confundindo o cliente;
  • Caso necessário, contrate uma agência para ajudar na confecção deste material. Inclusive, aqui na Desenvolva oferecemos uma Mentoria de Marketing, fornecendo todas as artes prontas. Assim a farmácia consegue desenvolver os materiais, sem depender de agência!

 

6) Prefira trabalhar com jornais temáticos: eles têm mais resultado!

Além de preferir marcas líderes, ter preços competitivos e prezar pela qualidade do material, é preciso atenção ao calendário promocional.  Ou seja, é fundamental lembrar dos temas nas datas comemorativas.

Para que isso seja efetivo, o ideal é ter um Plano de Marketing na farmácia. Isto é, ter um planejamento de quais datas serão trabalhadas ao longo do ano e do que deve ser feito diariamente para que a ação aconteça.

Algumas dicas para trabalhar as datas comemorativas no jornal de ofertas:

  • Faça um cronograma do Jornal com as datas comemorativas para o varejo;
  • Anuncie produtos de acordo com esses temas;
  • Pense no visual do jornal de acordo com cada tema escolhido. Por exemplo, rosa para o dia da mulher; colorido para o dia das crianças, etc.

 

7) Vá além do óbvio: torne o jornal de ofertas um objeto de desejo

Aqui é preciso pensar “fora da caixa” e considerar que o jornal não precisa só conter fotos de produtos e preços. Também é possível agregar outros conteúdos que tornem seu jornal atraente.

Algumas dicas de conteúdos para turbinar seu jornal de ofertas:

  • Receitas;
  • Dicas de saúde e beleza;
  • Piadas;
  • Palavras cruzadas.

 

8) Distribuição do Jornal 

Quanto mais direta for a distribuição do Jornal de Ofertas, mais eficaz será. Dessa forma, evita-se desperdícios e falta de foco.

Portanto, a distribuição será mais efetiva se for realizada no foco de influência de sua farmácia, na área de influência primária.

Por que distribuir o jornal de ofertas na área de influência primária:

  • Ela é responsável por 60 a 80% das vendas da sua loja;
  • De 10 pessoas que compram em sua loja, 7 moram na região do entorno;
  • É já que estão as pessoas que trabalham ou circulam diariamente próximo à sua loja.

Quais são os meios de distribuição do jornal de ofertas?

  • Propaganda em painéis e mobiliário urbano, muros, placas de esquina, lixeiras, bancos de praça, carro de som, panfletagem;
  • Distribuição nos principais semáforos desta região;
  • Entrega casa-a-casa através de promotora uniformizada;
  • Panfletagem na entrada e saída de funcionários das empresas localizadas na região;
  • Entrega dentro de empresas, deixando os jornais na mesa dos funcionários;
  • Nas entregas do delivery, anexado à encomenda;
  • Encarte dentro dos jornais da cidade (caso tenha recursos, mais de uma loja na cidade e se todas as opções acima já estiverem cumpridas);
  • Divulgação em anexo a materiais de benefícios de convênio. 

 

balconista de farmácia

 

Prepare a equipe da farmácia para aumentar os resultados do jornal de ofertas

Aqui é importante fazer com que todos os profissionais envolvidos no atendimento conheçam o que está sendo ofertado. Assim, poderão informar os clientes das vantagens e oferecer os produtos certos. Dessa forma, aumenta-se o ticket médio através da venda agregada e da compra por impulso.

Por exemplo, o cliente escolheu um determinado xampu: o atendente pode oferecer o condicionador da linha que está em oferta. Ou, se o cliente está levando uma lâmina de barbear, oferecer uma espuma que também está em promoção. E assim por diante. 

Cuide do estoque da farmácia

  • Sempre possua todos os produtos anunciados no jornal de ofertas;
  • Caso o produto tenha uma aceitação muito grande, trabalhe corretamente a reposição;
  • Se mesmo assim ocorrerem algumas faltas, anote o pedido e o endereço do cliente e mande entregar em sua casa quando o produto chegar.

Preste atenção à precificação

  • Trabalhe a precificação temporária de bens em níveis mais baixos que os normais, para facilitar um esforço especial de promoção;
  • Utilize cartazes e materiais dentro da loja, que lembrem os clientes das ofertas anunciadas no jornal.

Siga em busca de resultados reais com o jornal de ofertas!

Agora que você já sabe como o jornal de ofertas pode aumentar as vendas na farmácia, chegou o momento de colocar a “mão na massa”! Então, utilize essas dicas para montar um “check-list” na hora de elaborar o seu material, prepare sua equipe, cuide do estoque e maximize os seus resultados!

Aqui na Desenvolva Consultoria atuamos há mais de 12 anos ajudando pequenas e médias farmácias e drogarias por todo o Brasil. Por isso, resolvemos reunir em uma Mentoria de Marketing todos os conhecimentos que os gestores de farmácia precisam para implementar um plano de Marketing na empresa. Desde o planejamento, até a implementação das ações, sem depender de agência. Então, caso queira saber mais sobre a Mentoria de Marketing, é só clicar aqui. Até a próxima!

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