Comportamentos que um vendedor não deve ter!
Comportamentos que um vendedor não deve ter! Seguem abaixo 05 tópicos que resolvemos destacar e que não convém a um vendedor:
1. A trinca “Tentar adivinhar – Não saber escutar – Falar Demais: Não existe uma situação tão chata quanto aquela em que o vendedor tenta adivinhar o que o cliente está pensando, antes mesmo do cliente se pronunciar. Se o vendedor não sabe o que o comprador verdadeiramente deseja, corre um sério risco de frustrar e quebrar a confiança na relação de compra e venda. Saber escutar é a melhor técnica de vendas existente. É o cliente que deve passar quais são os motivos que o levaram a procurar pelo vendedor. Motive sempre seu cliente a falar. Na mesma perspectiva do “não saber ouvir”, outro erro mortal que o vendedor comete é falar demais. Repare que estes três primeiros erros normalmente andam juntos.
- O Vendedor com superego!: Estar motivado para seu trabalho é essencial, mas tudo vem de forma moderada. O vendedor que quer aparecer mais na venda do que o cliente, que fica falando de si, das próprias conquistas e esquece o principal: o que o cliente quer comprar? Esse é o típico vendedor que ao sairmos da loja pensamos “nossa que chato”. Lembrem-se sempre: o protagonista de uma venda é o cliente!
3. Só vender aquilo que ele mesmo compraria: Você não é o seu cliente! Leve sempre contigo para não ser uma crença limitante em seu processo de venda. Os hábitos de consumo podem ser medidos de diversas formas, questões como demografia, geografia, comportamento, geração onde o cliente está incluído são fatores que fazem de seu desejo algo específico. - Conhecimento técnico sobre o produto: É muito comum dentro do processo de venda o cliente querer apenas informações que potencializem o seu desejo, nesse caso tenha certeza de que ele procurará informações técnicas e detalhadas sobre sua compra. Não ter essas dúvidas sanadas é um dos grandes motivos para a não concretização da venda.
- Não tenha vergonha de ser um vendedor: Uma situação muito comum no mercado esta para o profissional que está como vendedor apenas por que foi uma oportunidade que o mercado lhe ofereceu. Não ser apaixonado pelo que faz e não estar preocupado com a construção de uma carreira no caminho das vendas faz do profissional alguém sem engajamento, sem envolvimento com o processo da venda. Lembre-se sempre que negócios são relacionamentos disfarçados e que a venda é consequência da criação de uma sintonia com o cliente na perspectiva do entendimento das motivações de compra e da satisfação desse comprador.
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