Layoutização x postura das equipes
O processo de layoutização de uma farmácia, como já falamos para vocês por diversas vezes, não é um processo simples.
Ele requer mão na massa, mas, acima de tudo, requer um engajamento muito grande da equipe da mesma, visto que a primeira regra mais importante neste processo é o engajamento e o “acreditar” da equipe!
Porém, é muito comum que após a fase 2 de execução das mudanças, quando a equipe não está engajada, alguns problemas surjam e acabam atrapalhando o sucesso do processo de layoutização. São eles:
- Equipe já está acostumada com a loja do mesmo jeito, mesma configuração há X anos;
- Equipe não foi orientada ou incluída sobre o processo de layoutização na sua farmácia e como consequência, fica resistente a qualquer mudança a ser feita;
- Equipe, por estar resistente e muitas vezes não entender como funciona o processo de layoutização, rejeita as mudanças executadas na fase 2;
- Após a fase 2, equipe reclama que não encontra mais nada na farmácia, e muitas vezes faz esse comentário no atendimento ao cliente;
- Equipe começa a “inventar” falsas percepções, como por exemplo: “ depois da mudança o cliente não vai mais até esta seção…”, “depois que a seção masculina mudou para este novo lugar, nunca mais vendemos x produto”;
Sabendo disso, e querendo que você esteja precavido contra esses possíveis problemas, separamos algumas dicas:
- Quando for iniciar o processo de layoutização na sua farmácia, reúna sua equipe e explique todo o processo a ela, assim como a importância de tê-los juntos neste processo;
- Explique para sua equipe que o processo requer “paciência” para dar certo, afinal, sua farmácia já está nesta mesma layoutização há quanto tempo? Já passou por alguma mudança radical antes?
- Engaje sua equipe: mostre a ela que após a mudança, é natural que tanto ela quanto os clientes se sintam “perdidos” na nova configuração nos primeiros dias, mas que ambos se acostumarão e até perceberão o quanto as mudanças se tornaram favoráveis;
- Mostre também a sua equipe que eles deverão nortear os clientes após as mudanças, visto que principalmente os clientes mais antigos, aqueles que já estão acostumados com a “antiga” configuração da farmácia, naturalmente se sintam perdidos nos primeiros dias após as mudanças;
- Sua equipe tem todo o direito de se sentir perdida, estranhar e até ficar confusa após a mudança, porém, “jamais” deverá compartilhar este sentimento negativo com os clientes….isso impacta diretamente a aceitação dos mesmos à nova layoutização.
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